30.10.12

Eragon - O filme

Olá, cavaleiros! Então, eu sei que num artigo muito, muito, muito antigo, já tinha falado do filme, mas nessa altura eu era principiante em blogs e não sabia fazer uma resenha em condições.

A cena que eu sempre desejei... Ounti!

Antes de mais, quero lembrar que o que escreverei é apenas a minha opinião, então quem tiver coisas a contestar poderá fazê-lo nos comentários.

Eu pessoalmente não gostei do filme, e o mesmo dizem a maior parte dos leitores dos livros. Para quem gostou, não se preocupe - respeitamos suas opiniões. Acredito inclusive que, como um filme isolado, seria um bom filme de fantasia e que teria bastante sucesso. No entanto, é muito infiel como adaptação. Vejamos porquê! (Down)


O enredo
Pois, esse é um dos problemas dos leitores. O enredo altera e oculta muitos factos, entre eles, a forma como Saphira cresce, as raças dos anões, urgals e ra'zac são quase irreconhecíveis, o percurso das personagens, falta a parte de Isidar Mithrim e Farthen Dur não é dentro da montanha, Durza tem um dragão, Elva desaparece, Murtagh aparece na hora errada... Muito diferente da história, de facto. Para quem não leu os livros, sabiam que os Ra'zac eram uma espécie de humanóides com bico necrófagos? E que Elva foi uma criança que Eragon tentou abençoar, mas acidentalmente se tornou uma maldição levando o bebé a uma das personagens principais dos volumes seguintes? E que Isidar Mithrim era a mais bela obra anã, uma estrela no topo da montanha, até que Arya a parte para salvar Eragon no combate com Durza? Deviam experimentar ler... É sério!

Efeitos especiais:
Não estão maus... Reparem nos fumos, na formação dos Ra'zac, no dragão de Durza (embora no livro não exista), no envio do ovo... É, acho que servem para contentar, mas eu não sou perita em filmes.

As vozes: 
Eu só ouvi a versão dublada, e achei-as satisfatórias, excepto a da Angela. De qualquer modo, se alguém ouviu a versão original pode dizer o que achou nos comentários e eu aproveito acrescento aqui.

As personagens:
Foi o que mais me desiludiu! Normalmente as adaptações alteram os enredos, mas são fieis quanto às personagens e até as melhoram. Elas aqui estavam muito fracas mesmo! Vejamos, que tal um "livro vs filme"? 
  • Eragon - Livro: Cabelo castanho, 15 anos, olhos castanhos, roupa de camponês, caçador, não sabe lutar, brincalhão, inocente, sempre pronto a ajudar, curioso demais! impaciente, tímido / Filme: Loiro, olhos azuis, roupa de cavaleiro, 17 anos, já sabe lutar, convencido, confiante e que passa demasiado tempo a olhar para a Arya.
  • Arya - Livro: Cabelo preto comprido, olhos verde, elfo, veste roupa justa preta, calma mas letal, exigente, segura, misteriosa, calada, amiga, está a dormir com o veneno de Durza quando Eragon a salva e mantém-se até chegarem a Farthen Dur / Filme: Loira, olhos azuis ou verdes, humana, veste-se de branco, confiante, olha demasiado para o Eragon e encoraja-o muitas vezes.
  • Brom - Livro: contador de histórias de Carvahall, usa uma capa misterioso, velho, cansado, é ele quem dá a espada Zar'roc (vermelha com um rubi, não uma safira!) a Eragon, e revela que foi um cavaleiro a morrer. Enterrado numa montanha num túmulo de diamante. Em Brisingr descobre-se que é pai de Eragon. / Filme: Não está assim tão diferente, mas devia armar-se menos, ter mais segredos e fazer mais uso da capa.
  • Angela - Livro: Cabelo escuro aos caracóis, baixa, misteriosa mas alegre e risonha, traiçoeira, provocadora, anda sempre acompanhada de Solembum, cogumelos e plantas. Lê a sina de Eragon, mas na sua primeira aparição está a tentar provar que o sapo que tem na mão é uma rã ou algo do tipo (leitores entendem ;D )/ Filme: estilo indiana, misteriosa mas pouco alegre, e onde estão as rãs?!
  • Saphira - Livro: Azul profundo, vai crescendo ao longo do livro, inteligente, feroz, fofa, belíssima e com grande sentido de humor, está revestida de escamas e as asas são membranosas/ Filme: Bela, com pouco humor, mas enfadonha, cinzenta e com penas nas asas.
  • Murtagh - Livro: Cabelo preto ou muito escuro, ferido e triste por dentro, corajoso, vingativo, teve uma infância difícil e uma cicatriz nas costas. Em Eldest torna-se o cavaleiro de Thorn, o dragão vermelho/ Filme: Sinceramente, não acho que seja muito diferente, a não ser por ter aparecido na altura errada do filme.
  • Nasuada - Livro: Filha de Ajihad, o líder dos Varden, no livro 2 sucede-lhe na posição. Raça negra, no entanto é muito bonita. Inteligente, corajosa e muitíssimo dedicada à sua causa / Filme: Vemos muito pouco dela, mas podia ser mais bonita...

Os lugares:
Carvahall está bem - pelo menos parece uma aldeia; O percurso devia ser mais através de floresta e não de estradas livres; Eragon e Murtagh deviam atravessar o deserto numa corrida contra o tempo para salvar Arya do veneno - onde estava o deserto?!; Tronjein (acho que é assim que se escreve) e Farthen Dur devia ser dentro de uma montanha e não no exterior. Poderiam ter caprichado muito mais... 

Espero que as pessoas que gostaram do filme sem ter visto o livro tenham entendido porquê que os leitores não gostaram tanto, e que os leitores compreendam que o filme também não é um nojo, apenas infiel na quase totalidade ao livro. Que adaptação FAIL...

Quem vence para vocês, filme ou livro? A imagem acima fala por si...

16 comentários:

  1. Eu acho o filme ruim, comparado ao livro é muito ruim, deveriam fazer um filme mais fiel aos personagens e a história. Jeod nem aparece no filme, e Murtagh não foi "sequestrado" pelos Urgals. Os gêmeos nem aparecem no filme se me lembro bem. Mas achei o elenco do filme bom, Saphira precisa melhorar ela é mais bela e gloriosa do que aquela do filme :D

    ResponderEliminar
  2. acho que o unico motivo d eles terem feito o filme assim foi pelo tempo, se eles tivessem feito o filme mais fiel ao livro com certesa passaria d 2h.
    o que talvez pudessem ter feito era dividir o filme em mais partes, ficarial mais fiel a historia porem poderia se tornar mais cansativo.
    mesmo assim com uma bela historia dessas poderiam ter feito melhor...

    ResponderEliminar
  3. Realmente o filme ficaria maior com a inclusão de outras partes, mas 2h também não é muito. De qualquer forma, algumas mudanças foram muito infundadas, tipo, custava muito os actores - que nem representavam mal - pintarem o cabelo?!

    ResponderEliminar
  4. Eu li os dois primeiros livros e estou terminando o terceiro, e acho que o filme tem muitos erros incluindo a falta de personagens, por exemplo: eu não me lembro do Solembom no filme e no segundo livro ele se torna amigo de Saphira e Angela não aparece na batalha em Farthen Dûr e o principal personagem que falta é o Sábio Pesaroso (O Imperfeito que é Perfeito) no final do filme, e a batalha contra Durza dispensa comentários pela falta de semelhança com o livro

    ResponderEliminar
  5. É verdade mesmo, ando ultimamente pensando que em vez de terem feito o Hobbit podiam ter feito outra adaptação do Eragon

    ResponderEliminar
  6. O Christopher Paolini deveria vender novamente os direitos autoriais para uma empresa melhor, dessa vez ele sendo o produtor, com um diretor melhor e tudo o mais. Tem coisas que mesmo não tendo no filme podem continuar não tendo, irrelevantes, mas existem fatos que sao imprescindíveis para o desenrolar da historia nos proximos livros, que teriam que ser colocados para ser entendidos os proximos filmes (elva, o sabio pesaroso, a captura de murtagh, o conselho de solembum!!!)
    Esse filme foi muuito ruim, mas confiando uma regravação em um diretor como Peter Jackson, David Yates, Tim Burton..

    ResponderEliminar
  7. Concordo totalmente, espero que algum dia ele tente vender os direitos do autor novamente. Pior não pode ficar ;)

    ResponderEliminar
  8. Tipo assim, começei a ler o ciclo pq eu adora o filme, dai dei uma procurada na internet e baixei os livros... Depois que começei a ler não conseguia mais ver o filme, ficou muito diferente do livro e o pior é quem neme tem como fazer o proximo pq o Eragon n ficou com a cicatriz nas costas e por outros motivos... e cade os anões na historia???? e os chifres dos urgals??? Nossa fico muito indignada com isso!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo, por esse motivo criei esta postagem. E agora, até entende o porquê de os leitores estarem tão revoltados? Boas leituras :)

      Eliminar
  9. No comecinho do filme, até deu para aceitar, por que estava bem parecido com o livro. Então vieram os personagens. E eu comecei a xingar a televisão por que, realmente, estavam horrivelmente infiéis ao livro. E então a viajem. E a batalha de Farthen Dûr...
    Nossa, que palhaçada foi aquela?
    No geral o filme tava um lixo, sem contar que eu odiei a Arya, né?
    Tipo, nada a ver, tio?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exato, foi mesmo essa a sensação! E depois com a Arya... Como é que puderam fazer uma coisa daquelas à minha personagem favorita?!

      Eliminar
  10. Não era Morzan o pai de Eragon?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Ele fica na dúvida em grande parte de uns dos livros... Mas depois descobre que é só meio irmão do Murtagh, por parte de mãe. Ele é filho do Brom.

      Eliminar
  11. Não, o pai de eragon é brun.;)

    ResponderEliminar
  12. Pó podia ter colocado um Alerta de Spoler velho kkk
    Agora sei quem é o pai do Eragon 😢

    ResponderEliminar